quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Resumo Oliveira, Vitor Marinho de, O Labirinto/in: O que é educação física, São Paulo,Brasiliense, 2004

Anderson Falcão Barros¹

O texto "O Labirinto" levanta vairias duvidas em torno da educação física, abordando e relacionando varios temas com o proposito de esclarecer o sentido da educação física atraves de alguns conceitos que foram atribuidos a ela ao longa da história humana.
Segundo o texto a educação física para os gregos era nada mais que a arte de desenvolver o corpo nu, ou seja, a ginástica que entrava no contexto de ginástica para corpo e música para alma (cultura espiritual). O texto também deixa claro que a educação física foi incluida nos corriculos escolares em função de seus favores prestados a saúde.
Já a relação entre educação física e o jogo fica bem explicita quando o autor Vitor Marinho afirma que as atividades em forma de jogo são as mais importates porque podem facilitar o desenvolvimento da criança, em virtude de riqueza de oportunidades que o lúdico oferece. O jogo eh um recurso metodologico capaz de proporcionar uma aprendizagem espontânea e natural.(p-74)
E por fim as influências políticas evidentes constatado ao longo da história, em Esparta onde cidadões tinham seus corpos modelados pra fins querreiros.

1 - Aluno de graduação do Curso de Educação Física da Unirb. Semestre 1

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Anderson Falcão,

Esboçando um parâmetro geral de seu resumo, constato que ele é bem caracterizado no início, mas ao final você o abandona. O primeiro parágrafo está perfeito. Contudo, o segundo você começa a detalhar a ginástica desnecessariamente, já que você teria de comentar o vínculo dela com a Educação Física e com a medicina na Grécia, mas também na modernidade. A seguir, você poderia abordar a questão dos serviços prestado a saúde, justamente para falar do vínculo da Educação Física com a medicina, só que na forma de ginástica. Daí em diante você se atem ao jogo, mas esquece de falar da cultura, do esporte e da ciência. Para tanto, sugiro que você diminua a abordagem da ginástica e do jogo para apenas apresentá-las, isto é, dizer que o autor aborda e como ele aborda. Para acessar o blog da disciplina é só clicar no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.