quarta-feira, 14 de maio de 2008

Resumo: Ghiraldelli Jr., Paulo, Educação Física Progressista, São Paulo, Loyola, 2004

Anderson Falcão Barros¹

No texto sobre as concepções de Educão Física o autor deixa bem claro a intenção de cada momento da mesma, abordando de forma precisa e coesa cada uma, fazendo devidas comparações como era o caso da educação física higienista e militarista que tinham em comum o papel fundamental na formação de jovens sadios, fortes e robustos prontos para a ação; conduzidos com diciplina atraves da educação física, deixando de lado as questões educacionais. Já a pedagogicista Via a nessecidade de um enfoque mais educativo a partir do ludico, a competitivista tinha toda uma relação com a formação do atleta de alto nivel e fica reduzida ao "desporto de alto nivel e por utimo, mais não menos importante, a educação física popular que não tinha como base a saúde e nem a disciplina e nem queria formar atletas e sim era encarada como um lazer para a classe operária sem o entuito educativo.
Esse texto vem bem ao abordar uma visão crítica de conteudos e da forma que se a sua prática, jogando a baixo todo o estigma de uma educação física de movimentos repetitivos e obsoleta ou até mesmo de formação de atletas sendo que a educação física é importate para o corpo e também para a mente

1 - Aluno de graduação do Curso de Educação Física da Unirb. Semestre 1

2 comentários:

Lucas disse...

Justo o que procurava sobre janela de vidro

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre janelas de vidro. Obrigada!